segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A surpreendente fantasia de Robeval Lima

Tem máscara, fantasia, camisa, tela, e até estandarte. Com uma criatividade sem tamanho, o artista plástico Robeval Lima é um dos principais responsáveis pelo encanto do carnaval bezerrense. Sua arte, extremamente rica em detalhes, torna a festa ainda mais interessante e desperta a atenção do turista. Tudo para alegrar a brincadeira e mexer com o imaginário popular.
O artista conta que desde a década de 1980 é um carnavalesco assumido. A partir daí, então, as portas se abriram, e ele passou também a expressar o seu talento em outros segmentos. “Há cerca de 20 anos, participo do concurso que elege a melhor fantasia de papangu estilizado durante o domingo de carnaval. Recebi o título por 18 vezes”, lembra, orgulhoso. Em 2011, vivenciando as vésperas da festa, os preparativos são intensos. “Estou confeccionando a fantasia deste ano, mas não posso revelar absolutamente nada”, brinca o artista, confirmando que o grande ícone da brincadeira é mesmo o mistério.
Os assuntos abordados por ele podem ser identificados a partir de duas categorias básicas de comercialização: as criações por encomenda, sobre temas específicos, e as artes dirigidas ao mercado de modo geral.  “O turista que vem a Bezerros no carnaval procura especialmente o papangu, personagem emblemático da festa. Por isso, há um direcionamento maior para a produção de máscaras artísticas”, explica. Para aqueles que buscam uma demonstração do artesão, durante o período carnavalesco, o ateliê Robeval Lima fica localizado na Rua da Matriz.



Fonte: Assessoria de Imprensa
Texto Morgana Tamires
Fotos: Júlio Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário