segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Baile Municipal no ritmo da folia do sambódromo

Festa de Bezerros tem como tema a Império da Tijuca e Carnaval do Rio

Fernanda Sales Especial para o JC-Agreste
O Baile Municipal de Bezerros chega a 9ª edição consagrado como um dos mais animados do interior. E o título não é à toa: são em média cinco mil pessoas exibindo criatividade nas fantasias. No comércio da cidade, as lojas estão tomadas de opções das mais variadas, mas a de sambista terá um brilho especial. Isto porque, este ano o tema da festa, que será dia 19 de fevereiro, é o mesmo do Carnaval da cidade: Do frevo ao samba, os papangus fazem seu melhor Carnaval, um agradecimento à Escola de Samba Império da Tijuca, do Rio de Janeiro, que terá uma ala em homenagem aos papangus.
As fantasias produzidas para o desfile no Rio de Janeiro virarão réplicas em miniatura para a decoração das mesas do Baile Municipal, bem como o Centro Literário Rui Barbosa – local do evento – se transformará em passarela do samba. A decoração está sendo projetada pelo decorador Roberval Lima, que criou um calçadão de Copacabana na entrada do Clube e um monumento de 14 metros de altura simulando o Arco da Marquês de Sapucaí. “Pensamos em todos os detalhes para que o folião, que não pode desfilar no Sambódromo, se sinta nele”, explica Roberval que também é diretor de cultura do município.
Além de homenagear o Carnaval carioca com a decoração, a festa continua a tradição de prestigiar personalidades que contribuem para a folia de Bezerros. Os homenageados da noite serão os foliões comuns que fazem história no Carnaval da cidade. A ideia, de acordo com a organizadora do Baile Municipal, Elk Sanhaçu, é valorizar em vida daqueles que vivem a essência da folia dos papangus. “Queremos mostrar que para representar o Carnaval de Bezerros não é o rico, nem o famoso, basta ser animado, conhecido na cidade por sua animação e ser gente como a gente”, resume Elk.
Dona Valdeci Machado, 75 anos, é uma das que está na lista de homenageados, junto com Lula Brainer, do bloco As melindrosas, Edinho, conhecido como Morte, e Bia da Galinha. Dona Valdeci fundou há 16 anos o Bloco do Boi Olá. A agremiação desfila na noite de sábado de Zé Pereira com pelo menos cinco mil pessoas pelas ruas do Centro de Bezerros. Emocionada, ela sente que a homenagem veio em boa hora. “Meu marido (Adelson Machado) era grande incentivador desse bloco. Depois da morte dele há quatro meses, eu pensei em desistir, mas a homenagem me fez pensar que ele vai estar feliz com isso.”
Os bois que simbolizam o bloco também estarão animando o Baile Municipal que terá como atração o Maestro Spok, com participação da Orquestra Marco Zero, Claudionor Germano, Getúlio Cavalcante e Coral Edgar Mores. Os ingressos antecipados custam R$ 20 e na hora será R$ 30. A festa começa às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário