quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Diferente de 2008, quando o Recife patrocinou a escola de samba Mangueira em R$ 3 milhões, a cidade de Bezerros apenas está colaborando com a confecção das fantasias

Abram alas para os papangus de Bezerros! Tradição máxima do carnaval do Agreste pernambucano, as figuras mascaradas vão ganhar uma grande projeção nacional no próximo sábado de carnaval (5 de março). Isso porque esses personagens emblemáticos da cultura local vão compor com destaque o desfile da escola de samba carioca Império da Tijuca, que faz parte do grupo de acesso do carnaval do Rio de Janeiro. Com o enredo ´O mundo em carnaval - Um olhar sobre a cultura dos povos`, a escola levará, pela primeira vez na história, mais de 100 papangus à Marquês de Sapucaí, com direito até a carro alegórico encerrando o desfile.


A funcionária pública Cláudia Dias, 41 anos, está ensaiando a coreografia do desfile todos os dias. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
No total, foram encomendadas 50 máscaras gigantes, com dois metros cada, para compor o carro alegórico. À frente, estará toda uma ala de pessoas fantasiadas de papangu. ´Será um momento histórico para Bezerros. Estamos todos muito ansiosos para o dia em que estaremos em plena Sapucaí levando a nossa cultura para todo o Brasil`, disse a secretária de Turismo da cidade, Valquíria Lizandra. Um voo inteiro será fretado para levar os foliões bezerrenses até à capital fluminense.

Ao fim do carnaval 2010, o carnavalesco Severo Luzardo visitou os ateliês de Bezerros e, impressionado com a beleza das máscaras e da cultura local, logo convidou a cidade para participar do carnaval carioca. ´Pesquisamos cidades com uma cultura interessante, colorida e que remetessem a figurinos bacanas. Quando vi os papangus, me apaixonei pela estética, plástica e beleza de tudo. Gostei tanto, que até carro alegórico eles ganharam no desfile`, afirmou Severo Luzardo. A escola contará com cinco carros e um deles será destinado aos papangus.

A funcionária pública Cláudia Dias, 41 anos, vai participar do desfile. Para representar à tradição local, no entanto, há toda uma preparação. ´Todo sábado está tendo ensaio com coreógrafo e eu até entrei na academia para me preparar. Será uma oportunidade única de desfilar no carnaval do Rio e ainda levar a minha cultura para o Brasil ver`, falou a orgulhosa Cláudia.

Diferente de 2008, quando o Recife patrocinou a escola de samba Mangueira em R$ 3 milhões, a cidade de Bezerros apenas está colaborando com a confecção das fantasias. ´Mostramos nossas contas e provamos que não podíamos colaborar financeiramente. Então, todo o processo é pela cultura da gente que interessou mesmo`, frisou Valquíria. Em 2008, o frevo estava completando seu centenário e a Mangueira desfilou com o tema ´100 anos de Frevo: Recife mandou me chamar`. O fato foi bastante polêmico e discutido na época.

Uruguaiana
Uma das mais tradicionais escolas de samba de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, também está apostando na beleza dos papangus para levar o título no carnaval deste ano. Já está confirma a ida de 50 personagens mascarados até o extremo sul do país. Mais 80 mil pessoas assistem ao vivo o carnaval da cidade gaúcha. ´Está sendo um ano especial para o povo de Bezerros. Nosso carnaval também está sendo valorizado no país`, disse Valquíria Lizandra. ( Ver video com a Secretária de Bezerros no link que seguehttp://www.diariodepernambuco.com.br/2011/02/24/urbana5_0.asp

Um comentário:

  1. Bem feito! isso é reflexo político, quem mandou bezerros apoiar serra nas eleições.....agora cadê apoio? Ta achando ruim vai pedir pro serra. Vocês não pensa, o carnaval padece. Quem mandou ficar apoiando candidato perdido. Um carnaval desse porte, merecia todo apoio possível é nossa cultura sendo representada de maneira grandiosa e no entanto, nem uma atração que preste não temos até agora. Mas infelizmente o povo bezerrence não pensou nisso na hora de apoiar seus candidatos nas eleições. Tá aí a resposta do governo pra vocês e que acaba refletindo pra todos que gostam de se divertir em bezerros e prestigiam esse esplendoroso carnaval do papangu.

    ResponderExcluir