De Pernambuco, apenas os papangus vão à Sapucaí
Municípios de Nazaré da Mata e Abreu e Lima desistiram da participação no carnaval carioca
Estava praticamente certo a participação de Bezerros, Nazaré da Mata eAbreu e Lima no carnaval do Rio de Janeiro, através da Escola de samba Império da Tijuca, que desenvolverá, na Sapucaí, o tema “O MUNDO EM CARNAVAL - UM OLHAR SOBRE A CULTURA DOS POVOS" . Do estado de Pernambuco, três manifestações culturais, papangus, ciranda e maracatu, chamaram a atenção do carnavalesco, Silvério Luzardo, que veio ao estado algumas vezes acompanhar o desenrolar dos trabalhos. Luzardo dependia de algumas intenções por parte dos governos municipais, objetivando, por exemplo, o desenvolvimento do enredo, que citaria as respectivas culturas. Como os municípios de Nazaré da Mata e Abreu e Lima não cumpriram com os prazos, alegando dificuldades financeiras, a Escola não pode atropelar o cronômetro.
Restou apenas a Bezerros cumprir com a tarefa, que foi a de recrutar cem integrantes para o desfile na Sapucaí, além de confeccionar os adereços. Segundo Valquíria Lizandra, Secretária de Turismo, a procura das pessoas para a participação foi tão espontânea, que cada carnavalesco custeará sua própria viagem até o rio de Janeiro, o que acabou representando uma economia para a prefeitura, que passou a investir mais nas fantasias e no carro alegórico. Já Roberval Lima, diretor de cultura de Bezerros, destacou que muitos integrantes se organizaram em pacotes de viagens, o que barateou os custos. Ele lembra que a demanda só não foi maior, porque houve pouca divulgação. E como a vontade do bezerrense em pisar o pé na Sapucaí é tamanha, já há uma convocatória para um ensaio inicial, programado para o próximo dia 05/02, no CEMAIC, às 15h.
Na hora dos papangus aparecerem na sapucaí quem apareceu no lugar deles, na Band, foi a banda "parangolé", que não mostrou cultura nenhuma. Apenas duas mulheres mostrando as Bundas e um vocalista "idiota" exibindo os músculos bombados.
ResponderExcluirnalbezerra@gmail.com